} Artista Hiram Nunes, Art Book - Catálago Internacional de Artes

12 de dezembro de 2017



flags Hiram Nunes



Artista - Hiram Nunes

Nome:Moysés Hiram Costa Nunes

Nome Artístico:Hiram Nunes

Data de Nascimento: -

País:


O Artista Plástico Hiram Nunes é um Artista multimídia que transita pelo mundo das artes, pintando, esculpindo, escrevendo, atuando, dirigindo, tocando e cantando, enfim fazendo da arte sua vida - Antônio Augusto Ferreira

Artista Plástico Hiram Nunes nasceu em Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, batizado com o nome de Moysés Hiram Costa Nunes, começou cedo a interessar-se pela arte, observando e desenhando os heróis dos gibis de bang-bang e super-heróis, na infancia, que a arte foi ganhando importância em sua vida. Na adolecencia durante os dois últimos anos do ginásio e o segundo grau, em Porto Alegre, iniciou-se a tocar violão e instrumentos de percussão e teve os primeiros contatos com as telas, tintas e pincéis, mais tarde em sua passagem pelo exército, Hiram trocou a arte pela educação física, mas as experiencias vividas na infância e adolescência onde com frequencia visitava exposições, concertos musicais, teatro e shows, determinaram sua escolha profissional.

Hoje a Arte faz parte vinte quatro horas na vida de Hiram, que também atua como teatrólogo, ator, diretor, poeta e músico.

Curriculum

Hiram Nunes Iniciou suas atividades artísticas como autodidata em Porto Alegre, onde morou por 10 anos. Transferiu-se em 1977 para Santa Maria, onde ingressou no curso de Educação Artística na UFSM, depois de formado em Educação Artística freqüentou e formou-se no bacharelado em pintura também pela UFSM e curso de pós-graduação em educação ambiental pela UNIFRA.

A primeira exposição aconteceu em Santa Maria, no ano de 1978, na Galeria de Arte Iberê Camargo do DCE da UFSM, desenhos em bico de pena e pastel. Daí para frente aconteceram dezenas de exposições em diversas cidades do Rio Grande do Sul e nos países Argentina, Uruguai e Paraguai, mesclando pinturas a óleo, acrílica, esculturas em terra-cota e papel maché. Hiram tem suas obras fazendo parte de coleções particulares em vários estados do Brasil.

No ano de 1981, Hiram com mais dois colegas da UFSM, fundaram o Instituto de Artes Eduardo Trevisan, hoje Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan.

Hiram Nunes lecionou a disciplina de educação artística em diversas escolas de Santa Maria, atuou no teatro, sendo cenógrafo, ator, figurinista e técnico de luz e som no grupo Presença de teatro amador de Santa Maria, escreveu algumas peças encenadas pelo grupo Nova Expressão do Colégio Manoel Ribas. Foi carnavalesco em diversas escolas de samba de Santa Maria,é também músico percussionista e violonista, fazendo parte do grupo musical Seresta e Cia.

No ano de 2010, Hiram Nunes assumiu o cargo de diretor da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan aonde permanece.

Os primeiros trabalhos de Hiram Nunes tinham uma grande influência surrealista, tendo depois experimentado o estilo barroco nas esculturas, o expressionismo, o impressionismo, o realismo, o abstracionismo, até se definir pelo surrealismo expressionista.

Qrcode Artista Hiram Nunes


Artistas